Google
 

sexta-feira, novembro 23, 2007

Cozinheiro com HIV/sida despedido

A realização de testes de HIV/sida não é obrigatória.

Um cozinheiro seropositivo de um hotel do Grupo Sana que foi despedido e considerado inapto para manipular alimentos. O trabalhador recorreu à justiça e tanto o Tribunal da Relação de Lisboa (órgão de recurso) como o Tribunal do Trabalho de Lisboa consideraram o despedimento legítimo alegando que o trabalhador representa perigo de contágio, caso haja derrame de "sangue, saliva, suor e lágrimas sobre alimentos por quem tenha na boca uma ferida".

Especialistas consideram as conclusões do tribunal erradas e o risco de um cozinheiro infectar clientes ou colegas remoto.

O coordenador nacional para a Infecção HIV/sida, Henrique de Barros, afirma que não há nenhuma profissão em que seja obrigatório. Apenas é exigido o teste em casos como, por exemplo, os de dadores de sangue, sémen e óvulos.

António Lopes Pires, presidente do colégio de especialidade de Medicina do Trabalho, considera que criar uma lista como a sugerida seria "uma questão mais política do que técnica", sendo importante definir que consequências teriam os resultados dos testes para o trabalhador.

O cozinheiro foi aconselhado a alterar de funções, tais como, "bagageiro, empregado de limpeza ou motorista", mas o hotel diz que todas as vagas estão preenchidas.

Preconceitos
Cerca de um terço da população portuguesa (34 por cento) pensa que existe algum tipo de risco de transmissão na partilha de uma refeição com um seropositivo, lembra o autor do inquérito nacional sobre percepções em torno dos riscos do HIV/sida (de 2004), Fausto Amaro. Este sociólogo do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, em Lisboa, explica que entre quem tem ideias distorcidas sobre a infecção estão tanto pessoas instruídas como não instruídas, embora sejam mais "os preconceitos" entre quem tem níveis educativos mais baixos. "Muitas pessoas reagem não em termos racionais mas emocionais, só de pensar que podem ser eventuais clientes de um restaurante com um cozinheiro seropositivo..."

Para os que são mais duvidosos dêem uma saltada aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

somos um país de atrasados...

Anónimo disse...

independentemente de ser preconeito ou não...eu não ia lá comer, e tu?

Anónimo disse...

num sei... que o caso é complicado é...