Google
 

segunda-feira, outubro 08, 2007

EDUARDO HENRIQUES GANHA MEIA-MARATONA “CIDADE DE OVAR”



Com um tempo de 1:04:27, Eduardo Henriques venceu sexta-feira, 5/10, a 19.ª edição da Meia-Maratona ‘Cidade de Ovar’, organizada pelo clube AFIS. O atleta da Conforlimpa conseguiu bater a forte concorrência, constituída, principalmente, por António Salvador (Serviços Sociais da C.M.Ovar), que terminou em 2.º lugar, a escassos 29 segundos (1:04:56), e por Pedro Ribeiro (FC Porto), que garantiu o último lugar do pódio, com mais 53 segundos gastos que Eduardo Henriques (1:05:20).

Desde cedo o trio começou a destacar-se na prova, ao ponto de os três seguirem lado a lado a meio do percurso e também à passagem do quilómetro 15. Cerca de mil metros mais à frente, Eduardo Henriques impôs um ritmo mais elevado, que permitiu a sua ‘descolagem’ do pequeno grupo. António Salvador, que já vencera a prova por duas vezes, ainda procurou acompanhar o colega da Conforlimpa, mas em vão: Eduardo Henriques inscreveria mesmo o seu nome na galeria dos campeões, pela primeira vez na história da competição.

O recorde da prova continua, assim, na posse de Luís Jesus, que, em 1995, fixara a marca em 1:01:47.

No sector feminino, Fernanda Ribeiro (Valência TM) foi a vitoriosa. Com o tempo de 1:11:41, a experiente atleta superiorizou-se a Marisa Barros (SC Braga), 2.ª classificada, e a Inês Monteiro (Maratona CP), que ficou em 3.º lugar, depois de, em 2004 e 2005, ter vencido consecutivamente a competição. Apesar da vitória, que a própria atleta admitiu, no final, não prever, Fernanda Ribeiro não conseguiu ‘destronar’ o recorde feminino, que é seu e que data de 1998, quando corria ao serviço do Futebol Clube do Porto (1:09:19).

Polaco vence prova INAS-FID

Para além da prova ‘rainha’, na qual se incorporou, como vem sendo habitual, a Meia-Maratona do INATEL, a 19.ª edição da Meia-Maratona ‘Cidade de Ovar’ incluiu, este ano, a II Taça da Europa INAS-FID, destinada a deficientes mentais. Foram mais de 20 os atletas presentes, em representação das selecções portuguesa, polaca, francesa e espanhola, tendo a vitória sorrido a Tadeusz Chudzinski, da Polónia, com o tempo de 1:11:15. Os portugueses Paulo Pinheiro e António Mariz, 2.º e 3.º classificados, fecharam o pódio masculino.

No sector feminino, a vareira Maria de Lurdes Amador, de Portugal, foi a mais rápida, deixando para trás, Lucinda Sousa e Mónica Branco, também em representação da selecção portuguesa.

Recorde-se que, em simultâneo, decorreu a 7.ª Caminhada, que registou, este ano, um recorde de presenças, com a participação de cerca de duas mil e 200 pessoas. Além disso, centenas de crianças e adolescentes participaram na 12.ª edição da Mini-Maratona ‘Correr Pela Vida / Não à Droga’, num percurso de mil e 500 metros.
Ao todo, estiveram na estrada quase cinco mil participantes, distribuídos pelas várias vertentes do evento.
in: Ovar Virtual.

Sem comentários: