Google
 

quarta-feira, outubro 10, 2007

CÂMARA DE OVAR NÃO CONHECE ESMORIZ


Com o apoio unânime do povo de Esmoriz e apoiado em razões incontestáveis, procurou a Junta de Freguesia dar realidade a um dos seus justos anseios: a elevação à categoria de Vila.
Formulado o pedido nas condições legais, -Art.º XII do Código Administrativo – foi este solicitado a quem de direito por intermédio da respectiva Câmara Municipal, intérprete dos desejos das suas freguesias.
Expedido, sem resultado, o primeiro ofício, foi remetido segundo, em 17 de Janeiro do ano corrente (Ofício n.º 5) e, receoso do conhecido comportamento da Ex.mª Câmara de Ovar, foi remetido um igual Ofício a Sua Exª o Sr. Ministro do Interior.
Não eram infundados os nossos receios. Trinta dias depois, o então vereador, Sr. Valentim de Sousa Marques, observou surpreendido, sobre a mesa do Sr. Secretário da Câmara o Ofício da Junta.

Feito o reparo, foi então transmitido o pedido, com a informação da Câmara que, razoávelmente, deveria ser favorável, e que foi, exactamente, a seguinte: -«Não conhece esta Câmara qualquer lugar chamado Esmoriz, nem em Esmoriz há qualquer lugar com importância para ser elevado à categoria de Vila».
Inacreditável!
Tão incrível, que vale a pena voltar a ler e fixar
C. E.
Jornal – Defesa de Espinho – 13 Setembro 1953

Nota da Redacção

Passaram 54 anos e os métodos não foram melhorados. Agora o tempo de espera, para a execução das obras pedidas, não é só de 10 anos. São mais, muitos mais anos, ou, então, a execução das obras é agendada para o dia do “são nunca”.

2 comentários:

Anónimo disse...

A CM de Ovar não é só Esmoriz que não conhece! não conhece Arada, São Vicente, São João... é uma pena, somos um concelho tão rico, e tão mal aproveitado, agora a questão é, será que existe alguém capaz de fazer mudar isso?

Anónimo disse...

Esmoriz, uma cidade tão bela, mas tão mal aproveitada...